11 projetos que usam a comunicação como ferramenta de mudança

11 projetos que usam a comunicação como ferramenta de mudança

Em diversas cidades do país, crianças e adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio estão usando ferramentas digitais para promover transformação social.

Com o avanço da internet e das mídias digitais, a produção de conteúdos – que antes era benefício de um número reduzido de veículos de informação – está mais acessível a cada dia que passa. Anos atrás, seria impossível imaginar que uma pessoa produzisse uma música, um vídeo de alta qualidade sem sair de casa. Quase tudo o que precisamos fazer online é possível de ser feito na palma da mão.

Acessar nossas redes sociais, ouvir um podcast, assistir a um filme, fazer vídeo-chamadas, ler um livro… e, por que não começar ações para transformar o mundo em um lugar mais diverso, criativo, consciente e empático? 

O Criativos da Escola traz uma lista, em ordem alfabética, de 11 projetos de estudantes que pensaram nisso e estão usando a comunicação como importante ferramenta de transformação social. As iniciativas vêm de todos os cantos do país e foram premiadas na última edição do Desafio Criativos da Escola. Confira abaixo e se inspire nos projetos dessa galera incrível:

1. A (in)visibilidade da mulher na política do Alto Sertão da Bahia

Estudantes da Escola Municipal em Tempo Integral Miguel Mirante, na cidade de Brumado (BA), se incomodaram com a enorme diferença entre o número de homens e mulheres na disputa eleitoral de 2020. Por isso, o grupo está fazendo pesquisas para refletir sobre a importância e a história da mulher na política por meio de levantamento de dados e de entrevistas tanto com especialistas quanto com mulheres que estão exercendo algum cargo no poder Executivo ou Legislativo. A ideia é criar um canal no YouTube com tudo o que está sendo descoberto e também produzir materiais didáticos para discutir o processo de inserção da mulher na política.

Confira abaixo o perfil do Instagram e saiba mais!


2. A Voz do Estudante

O perfil do Instagram e o canal do YouTube nasceram da vontade dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, de Itambé (PE), em fazer as vozes dos estudantes serem ouvidas e em incentivar o protagonismo de seus colegas. O projeto A Voz do Estudante pretende, ainda, reativar o Grêmio Estudantil.

3. África: Novos Olhares

Com mais de 500 inscritos no YouTube, o projeto África Novos Olhares, criado por estudantes da ETEC de Monte Mor, em Monte Mor (SP), quer apresentar o continente africano em sua diversidade e riqueza culturais e históricas sob uma nova perspectiva. Além de colaborar para a efetivação da Lei 10.639/03, o grupo quer possibilitar que as pessoas conheçam mais sobre os 54 países que fazem parte da África a partir de uma ótica não-colonial. Conheça, também, o perfil do projeto no Instagram!


4. Chama Preta

Alunos do Colégio Estadual de Rio do Antônio, em Rio do Antônio (BA), estão promovendo lives em seu perfil do Instagram para discutir sobre o racismo na nossa sociedade. Com os encontros “Vozes que apretecem”, os adolescentes têm criado espaço para falar sobre planos para o futuro, angústias, mercado de trabalho, por exemplo, sob a perspectiva das pessoas negras, e também têm provocado a população da cidade a pensar sobre a questão racial.

5. Interativos: Dicas de Estudo

Em Cabrobó (PE), um grupo de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti criou uma forma de ajudar colegas nos estudos. Os alunos criaram o projeto Interativos, um perfil no Instagram, com conteúdos das mais diversas disciplinas para apoiar as atividades escolares neste período de pandemia.

6. Jornal da Gente

A Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves, em Porteirinha (MG), atende 28 comunidades rurais da região. Um grupo de alunos quer criar a versão impressa do jornal comunitário – que, hoje, tem perfis no Facebook e no Instagram. O projeto quer produzir as notícias locais juntamente com a comunidade, resgatando, assim, a identidade e a cultura da região, e também o senso de pertencimento.   

7. JorNAM

O projeto é um jornal virtual protagonizado pelo NAM – Núcleo de Adolescentes Multiplicadores – formado por alunas/os e ex-alunas/os da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, do Rio de Janeiro (RJ). A publicação tem como objetivo estreitar os vínculos com a comunidade escolar e, também, abordar temas de interesse dos adolescentes, em geral, como atividades culturais, esportes, autoestima, saúde mental, relacionamentos, etc.

8. Mar(she)-se: de 1969 a 2020 – Uma História de Conquistas e Desafios do Movimento LGBTQIAP+

O projeto dos estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato, de Sertanópolis (PR) está trabalhando com um formato de mídia que cresce a cada dia – o podcast – para transformar sua realidade.

É uma série de 12 capítulos – 8 já estão disponíveis nas plataformas digitais – para divulgar os avanços e as conquistas do movimento LGBTQIAP+ ao longo da história, desmistificando conceitos e promovendo atividades didáticas, no contexto escolar e em outras esferas da sociedade, sobre questões de sexualidade e gênero.

Confira o site, o perfil do Instagram e do Spotify do projeto!

9. News Podcast: Produtora de Conteúdos

Um grupo de estudantes de Palmeira dos Índios (AL) quer montar uma produtora de conteúdos para podcast, trabalhando com temas de inclusão, educação, bullying e discriminação, arte e cultura e relações étnico-raciais. Os alunos são da Escola Estadual Graciliano Ramos.

10. Rádio Levy

Os estudantes do Rio de Janeiro (RJ), estão reativando a rádio da da Escola Municipal Levy Miranda. A ideia dos adolescentes é criar um canal de diálogo, preservação da história local e produção de conhecimento para a comunidade. A Rádio Levy está no ar no Soundcloud, acesse aqui!

11. Vozes femininas, não se cale!

Alunas e alunos  da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Duarte, em São Paulo (SP), estão se mobilizando em uma campanha nas redes sociais contra a violência de gênero. O projeto Vozes Femininas, Não se Cale! tem perfis no Facebook e no Instagram e quer chamar a atenção para os tipos de violência que as mulheres sofrem a fim de debater o tema publicamente e conscientizar a população acerca do machismo.


E você? Conhece alguma iniciativa que está usando as tecnologias digitais para inspirar a mudança na comunidade?

Redação: Helisa Ignácio
Revisão: Andréa Xavier

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