
Estudantes e professores brasileiros vão à China para representar o Brasil em conferência global sobre projetos de transformação realizados por crianças e jovens
Nos últimos dias 10 e 11 de dezembro, estudantes e professores premiados na primeira edição do Desafio Criativos da Escola representaram o Brasil na conferência mundial do Design for Change (Criativos da Escola), a Be The Change Conference, que ocorreu em Pequim, na China.
Entre os participantes de mais de 35 países, as alunas Rayssa Rodrigues (12), do projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), de Simões Filho (BA), e Conceição Soares (17), do projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu, de Pacoti (CE), acompanhadas por seus educadores Simone Bocaiúva e Levi Jucá, participaram do encontro que reuniu centenas de crianças e jovens que desenvolvem projetos de protagonismo social ao redor do mundo.
O evento é todo protagonizado por estudantes de diversas partes do mundo. Desde o primeiro momento na Conferência, os grupos foram acolhidos por crianças e jovens de uma escola local, em um grande auditório decorado com suas próprias fotos. Durante os dois dias de atividades, as equipes dos países puderam trocar experiências sobre suas culturas e sobre as ações de transformação que realizaram nas escolas e comunidades onde vivem.
Para a estudante da Bahia, Rayssa, o mais significativo da experiência foi o envolvimento e o espírito de companheirismo entre todos os participantes: “apesar dos costumes diferentes, a interação foi muito boa. Em uma das viagens de ônibus começamos a cantar e então o grupo que estava ao lado começou a cantar também, só que na língua deles. Esse momento foi muito legal”.
Já no segundo dia de atividades, por exemplo, o grupo brasileiro contou sobre os projetos realizados em Simões Filho (BA) e Pacoti (CE) e fez uma apresentação cultural aos demais participantes. Para o professor Levi Jucá, “foi incrível compartilhar nosso projeto com uma plateia especial e tão diversa, descer do palco e receber abraços de parabéns, além de pessoas querendo conhecer nossas ações e até mesmo a cidade de Pacoti”. A conferência é organizada e promovida anualmente pelo movimento global Design for Change, que no Brasil é representado pelo projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana.
Os representantes do Brasil também puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade chinesa. Para a aluna de Pacoti, Conceição, uma das experiências mais marcantes foi a visita à Muralha da China. ”A experiência vivida naquele lugar foi maravilhosa. Foi lá que a ficha caiu que eu estava realmente na China”, confessa a aluna. E completa: “a oportunidade de representar meu país em um lugar tão distante me fez sentir capaz. Meu município ficou muito orgulhoso, minha família e amigos todos ficaram muito felizes”.
Para a professora Simone, o evento trouxe ainda mais sentimento de orgulho pelos jovens brasileiros. “Foi muito legal estar em um evento como esse. O Brasil tem um protagonismo estudantil muito forte e foi muito bom estar dentro desse universo. Lá tinha muita gente com esse sonho de fazer o protagonismo juvenil ser valorizado e a esperança de que o mundo pode ser melhor”, conclui.
Redação: Vanessa Ribeiro
Edição: Gabriel Maia Salgado
Imagens: Divulgação
Você conhece ou participa de um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?
Conte para nós através do contato@criativosdaescola.com.br e veja sua história ganhar o mundo!
				
				
  
  
  
  Rayssa, Conceição, Simone e Levi. Os representantes do Brasil da BTC conference 2016  
  
  
  
  
  Rayssa no palco apresentando projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC) na BTC 2016  
  
  
  
  
  Atração artística na Be The Change Conference  
  
  
  
  
  Momentos na conferência mundial do Design for Change (Criativos da Escola), a Be The Change Conference, que ocorreu em Pequim, na China.  
  
  
  
  
  Conceição na gincana de copos da Be The Change Conference 2016, na China  
  
  
  
  
  Apresentação cultural Be The Change Conference 2016  
  
  
  
  
  Conceição e Simone em atividade da Be The Change Conference  
  
  
  
  
  Representates do Brasil na Be The Change Conference 2016, na China  
  
  
  
  
  Rayssa na Be The Change Conference, na China  
  
  
  
  
  Simone na Be The Change Conference, na China  
  
  
  
  
  Foto de Rayssa estampada no mural do evento  
  
  
  
  
  Conceição e Levi  
  










Fico feliz só em ver comentários a respeito destes jovens, inteligentes dedicados, simples sem nenhuma vaidade, mostrando quão capazes eles são.
Sou brasileira e isso que vejo neles, atinge o meu ego, fiquei felicíssima, que o SUCESSO! continue, meus parabéns.
Foram momentos indescritíveis, foi uma viagem mágica de uma língua universal, um descobrir de emoções e novos horizontes foi criar sentir, imaginar, fazer e compartilhar atravessando as fronteiras desbravando o inusitado mas principalmente vivendo o sonho e vendo que o que fazemos como Professores e profissionais da Educação vale a pena – Acreditar e Acreditar ….