
Conheça os planos premiados no Desafio Criativos da Escola 2020
Em 2020, o Criativos lançou uma jornada criativa que acompanhou estudantes no desenvolvimento de planos de ação
Quais mundos estão sendo sonhados pelos estudantes brasileiros?
A 6ª edição do Desafio Criativos da Escola teve de se adaptar à pandemia do novo coronavírus. Diante das dificuldades e incertezas enfrentadas por estudantes e educadores de todo o país, o Criativos da Escola lançou uma jornada criativa para acompanhar e auxiliar crianças, adolescentes e seus educadores(as) a desenvolverem planos de transformação.
Na etapa final, a Premiação, 249 equipes de estudantes e educadores(as) de 23 estados do Brasil toparam sonhar com a mudança que gostariam de ver em suas realidades.
Confira abaixo quais foram os 50 planos de ação premiados no Desafio 2020 e que foram divididos em cinco eixos temáticos. Ao final, conheça os 34 grupos que receberam Menção Honrosa na premiação por cumprirem, pelo menos, um dos critérios de seleção.



A (in)visibilidade da mulher na política do Alto Sertão da Bahia
Escola Municipal em Tempo Integral Miguel Mirante – Brumado (BA)
Ao notarem a desigualdade entre homens e mulheres na disputa eleitoral de 2020, estudantes criam plano para produzir conteúdos audiovisuais e também materiais didáticos sobre a história e a realidade da mulher na política.

África Novos Olhares
Escola Técnica Estadual de Monte Mor – Monte Mor (SP)
O continente africano tem uma das maiores diversidades culturais do planeta, porém, esse conhecimento é apresentado a partir da ótica do colonizador. O projeto visa apresentar o continente sob novos olhares e novas perspectivas de conhecimento.

Chama Preta
Colégio Estadual do Rio do Antônio – Rio do Antônio (BA)
Ação visa refletir sobre o racismo na sociedade. A partir de pesquisas e de lives, será feito um recorte sobre a relação do negro e o mundo do trabalho.

Chama Violeta
Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hiliare – Porto Alegre (RS)
Plano de ação tem como intuito falar sobre estratégias para a comunidade na proteção às crianças e mulheres e debater sobre as formas de violência sexual e, possivelmente, ajudar a salvar vidas.

Club The Readers: Tecnologia e Literatura Libertam
Escola Estadual Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho – Sumaré (SP)
Ação busca trazer visibilidade a obras de escritoras negras para que as estudantes negras conheçam suas histórias ancestrais e que, por meio delas, se inspirem para mudar suas trajetórias de vida e conquistar novos espaços na sociedade.

Empreenda
Instituto Estadual De Educação Ciência e Tecnologia do MA – Unidade Plena Bacabeira- Bacabeira (MA)
Ação para apoiar e promover as práticas empreendedoras femininas na região. Por conta da pandemia, muitas alunas tiveram que buscar formas de complementar a renda da família.

Filhas de Dandara
Instituto Federal de Minas Gerais – Ribeirão das Neves (MG)
O projeto visa promover discussões centradas em letramento racial por meio de debates, e também pela produção audiovisual a fim de dar visibilidade às trajetórias das pessoas negras da cidade.

Marias vão com as outras
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília De Paula – Sapiranga (RS)
Estudantes têm o objetivo de contribuir com a diminuição da incidência de abuso sexual entre crianças e adolescentes, orientando-os na sua autodefesa e buscando apoio da comunidade escolar para desenvolver o projeto.

Mar(She)-se: De 1969 À 2020 Uma História De Conquistas E Desafios Do Movimento LGBTQIPA+
Escola Estadual Monteiro Lobato – Sertanópolis (PR)
Plano irá produzir podcast para divulgar os avanços e as conquistas do movimento LGBTQIPA+ ao longo da história, além de desmistificar conceitos e promover atividades didáticas, no contexto escolar e em outras esferas da sociedade, sobre questões de sexualidade e gênero.

Protetores da infância
Escola SESI Drª Emina Barbosa Mustafa – Manaus (AM)
O plano tem o objetivo de orientar crianças e adolescentes, por meio de palestras educativas e atividades lúdicas, como proceder em relação a casos de abuso sexual.

Protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em audiolivros
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer – Venâncio Aires (RS)
Plano de ação para a criação de audiolivros voltados ao público infantil com histórias de mulheres, exemplos de força e coragem para a sociedade.

Vozes Femininas: Não se cale!
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Duarte – São Paulo (SP)
O projeto tem o intuito de criar uma campanha de combate à violência contra as mulheres nas redes sociais. Por meio da produção de conteúdos digitais, o grupo quer chamar a atenção para os tipos de violência a fim de debater e conscientizar.


EMA Gerency
Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Barbalha (CE)
Estudantes querem produzir um aplicativo para que os usuários recebam informações sobre gastos de água e energia elétrica em tempo real, e também, tenham dicas de consumo sustentável de recursos.

ESTARTE
Escola Salesiana São José – Campinas (SP)
Incomodados com o lixo descartado de forma inadequada na escola, jovens desenvolvem plano que tem como objetivo recolher o lixo e transformá-lo em arte.

Plantando o Futuro
Escola de Ensino Básico Dr. Frederico Rolla – Atalanta (SC)
Alunos criam plano de ação com o intuito de promover a participação e protagonismo de crianças e adolescentes em uma série de ações em prol do meio ambiente, clima, preservação das florestas e educação ambiental.

IECQ: Interação etnobotânica na comunidade
Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz – Salgueiro (PE)
Expor a importância dos conhecimentos da medicina popular da comunidade quilombola, por meio da tecnologia digital e de ferramentas como jogos educativos.

Magilix Chamanix
Escola Estadual Fernão Dias Paes – São Paulo (SP)
O projeto tem como objetivos a revitalização e o embelezamento do jardim externo da E. E. Fernão Dias Paes, além da construção de uma estação de compostagem e a manutenção da horta orgânica, de forma a integrar a escola e a sociedade.

Miguel Verde
Colégio Estadual Miguel Couto – Cabo Frio (RJ)
O plano pretende transformar o espaço escolar, criando um laboratório ao ar livre. A proposta é a construção de jardins de restinga, sementeiras para germinação de plantas nativas, viveiro e composteira utilizando os resíduos orgânicos da cozinha.

Reciclando Práticas
Colégio da Polícia Militar Cel. Hervano Macedo Júnior – Juazeiro do Norte (CE)
Orientar estudantes para a coleta seletiva de óleo, pilhas e eletrônicos, destinando-os ao lugar de descarte correto, e, assim, auxiliar o trabalho dos catadores de lixo.

Reutilizar para Conservar
Escola Estadual Antônio Belchior Cabral – Barreirinha (AM)
O plano visa solucionar o problema de lixo na cidade. A ideia surgiu por conta do descarte incorreto dos resíduos feito pelos frequentadores da região, o que contribui para a poluição de ruas, praias e rios da comunidade.

Tríplice Coroa
Colégio Militar Tiradentes 2 – Imperatriz (MA)
O projeto pretende dar suporte à população ribeirinha com informações sobre a preservação dos leitos do rio Tocantins por meio da criação de uma plataforma digital, fomentando o desenvolvimento de políticas de reciclagem e compostagem do lixo.


Mapa da Acessibilidade do centro da cidade de Itajaí
Colégio Salesiano Itajaí – Itajaí (SC)
Tem o objetivo de criar áreas de maior acessibilidade para os idosos no centro da cidade, auxiliando, por exemplo, no acesso ao transporte público, ao museu, igrejas, praças, serviços de banco e lojas.

Placas em Braille Sustentáveis
Escola SESI Industrial Abelardo Lopes – Maceió (AL)
Estudantes criam plano implantar placas sustentáveis em Braille na cidade. O material será produzido a partir de canos PVC e placas de PP reutilizados nas instituições públicas e privadas.

Projeto Access
Colégio Prepara ENEM e Colégio Prevest – Goiânia (GO)
A iniciativa tem como intuito promover a inclusão de pessoas surdas nas atividades online: desenvolver uma plataforma capaz de criar legendas para vídeos, ao vivo e gravados, e, que tenha, também, tradução para a Língua Brasileira de Sinais.


Alpha Centauri
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – Fortaleza (CE)
Plano quer desenvolver máscaras de proteção com nanopartículas de prata capazes de matar bactérias e, também, o vírus da Covid-19.

Beijei! E agora?!: Caminhos para o Empoderamento Feminino
Colégio Estadual Dom Juvêncio De Britto – Canindé de São Francisco (SE)
Buscando contribuir para a prevenção de problemas de saúde pública, ação tem como objetivo a orientação sexual, além de abrir espaço para discussões sobre temas tabus, mitos e preconceitos, utilizando-se das mídias sociais.

Campinas das Quebradas
Escola Estadual Francisco Glicério e Escola Estadual Aníbal de Freitas – Campinas (SP)
O objetivo do projeto é que os estudantes aprendam a editar e montar um documentário, que conte as histórias das regiões periféricas de Campinas a partir das perspectivas dos próprios integrantes do grupo.

Conexão GG
Escola Estadual Gilberto Giraldi – Vargem Grande do Sul (SP)
O projeto visa dar apoio emocional para estudantes e seus familiares, em meio a períodos tão desafiadores, como a pandemia do coronavírus. A falta de interação causada pelo distanciamento social acentuou questões da saúde mental e fez aparecerem outras.

Conexão Mazza
Instituto Madre Mazzarello – São Paulo (SP)
O projeto visa promover informação, discussão e denúncia, tendo em vista o assédio sofrido pelas em todos os seus sentidos e seus danos físicos e psicológicos.

CuidaApp : a saúde na palma da mão
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Waldemiro Hemerl -Rio Novo do Sul (ES)
O plano tem o objetivo de levar informação aos munícipes em relação aos riscos da automedicação, prática que cresceu nos últimos meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

Exploradores do Amanhã
Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – Caetité (BA)
Plano para desenvolver modelo de barracas para a feira livre do município, que é importante patrimônio histórico, cultural e social. As novas estruturas pretendem por fim na desorganização das barracas e no descarte inadequado do lixo.

Iniciação científica em plano virtual: Uma ação para salvar vidas
Escola de Referência de Ensino Médio de Ipojuca – Ipojuca (PE)
Desenvolver defensivos orgânicos a base de plantas medicinais para combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Luztina
Colégio Santa Maria Minas – Belo Horizonte (MG)
O grupo pretende desenvolver um site para auxiliar pessoas que passam por transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, causados principalmente pelo isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus.

Paper Clean
Colégio Estadual Pedro Calmon – Amargosa (BA)
Visa desenvolver um dispositivo para desinfetar folhas de papel, diminuindo, assim, o risco de propagação de vírus e de diversos outros patógenos.

Redução de Desigualdades
Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Souza Filho “Henfil” – São Paulo (SP)
A partir da ODS 10, redução das desigualdades, o projeto pretende alcançar os moradores que são vítimas de discriminação, devido sua classe e raça, em sua comunidade.

Renovando Esperança
Escola Estadual Gabriel Ribeiro – Carmo de Minas (MG)
Por meio da formação de grupos de alunos referência para cada bairro, a ação pretende aproximar a população da escola e vice-versa. Os grupos pretendem promover melhorias em cada bairro, a partir de reclamações e sugestões dos moradores.

Sonhe, acredite e realize!
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes – São Paulo (SP)
A ação tem como objetivo conscientizar um maior número de pessoas sobre o que é depressão e desenvolver uma rede de apoio, por meio das redes sociais e outras ações off-line.


A Voz do Estudante
Escola de Referencia em Ensino Médio Frei Orlando – Itambé (PE)
Pretende despertar o protagonismo dos estudantes por meio de palestras em escolas e centros comunitários, além de reativar o Grêmio Estudantil.

Ágora
Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra – Fortaleza (CE)
Por meio de ações criativas, estudantes querem desenvolver uma visão mais ampla e abrangente sobre a vida, nos âmbitos profissional e pessoal, por exemplo.

Desbravadoras de Ideias Desconhecidas
Centro de Ensino Antonio Sirley De Arruda Lima – Formosa da Serra Negra (MA)
O grupo pretende realizar ações para reavivar a cultura local, estimulando os estudantes a se conectarem com suas habilidades e gerar um gosto pela escola e seu ambiente, por meio de atividades extracurriculares como pintura, dança, culinária e outras.

Interativos: Dicas de Estudo
Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti – Cabrobó (PE)
O grupo pretende criar uma página no Instagram para estimular o desenvolvimento da aprendizagem entre os colegas que, desmotivados por não conseguirem entender os conteúdos, estão com dificuldades nas atividades escolares.

Jornal da Gente
Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves – Porteirinha (MG)
O plano tem como objetivo a criação de um jornal comunitário que busque a construção da cidadania por meio da educação e valorização da cultura comunitária.

jorNAM
Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes – Rio de Janeiro (RJ)
O projeto é um jornal virtual protagonizado pelo NAM – Núcleo de Adolescentes Multiplicadores – formado por alunas e ex-alunos da escola. A publicação tem como objetivo estreitar os vínculos com a comunidade escolar e intervir nas questões socioambientais locais.

Mentes Brilhantes
Colégio Estadual Bolivar Santana – Salvador (BA)
Projeto pretende estabelecer a interação entre a escola e a comunidade por meio de cursos gratuitos voltados à arte e à cultura.

Música Sustentável
Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra – Caruaru (PE)
Ação busca conciliar o ambiente escolar e a cultura regional de Caruaru levando aulas e tutoriais online por meio do Instagram, sobre como fazer e tocar instrumentos.

News Podcast: Produtora de Conteúdos
Escola Estadual Graciliano Ramos – Palmeira dos Índios (AL)
Ação proposta por estudantes do ensino médio visa produzir e divulgar podcasts com diversos conteúdos informativos e formativos.

ConquiSTEM
Centro Federal de Educação Tecnológica, Colégio Termomecânica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Colégio Gabarito – São Bernardo do Campo (SP)
O plano visa incentivar o interesse de crianças e adolescentes pela área de STEM, que, em português, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Por meio de eventos regionais, de um aplicativo com jogos e de desafios, o grupo quer promover um mundo mais sustentável e igualitário.

Raízes do meu sertão
Escola Municipal Maria Dias Trindade – Paripiranga (BA)
Alunos querem acabar com a evasão escolar e fazer do ambiente da escola um lugar atrativo para os jovens. A ideia é promover atividades que despertem o sentimento de pertencimento dos estudantes.

Rádio Levy
Escola Municipal Levy Miranda – Rio de Janeiro (RJ)
Ação visa ativar uma rádio na escola e usá-la como um canal de diálogo, preservação da história local e produção de conhecimento para a comunidade.

Trilharte
Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel – Potengi (CE)
Transformar a realidade dos alunos por meio da arte, estimulando o desenvolvimento artístico crítico.
- #JUNTOSPELOCERRADO (Barreiras/BA)
Centro Juvenil de Ciência e Cultura e Instituto Federal da Bahia- IFBA
- 2º ano do ciclo de Alfabetização ” Memória afetiva: o brincar ontem e hoje” (São Paulo/SP)
EMEF Aclamado - 4º ano C – Museu para todos (São José dos Campos/SP)
Instituto São José
- ABRINDO PORTAS COM ARTE (São Paulo/SP)
EMEF Rui Bolem - AEROINCLUSÃO (Alagoinhas/BA)
Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães - AEVA-VOZ ATIVA (Manaus/AM)
Associação Educacional Voz Ativa e Escola Estadual Benedito Almeida - Altas Habilidades Anchieta (Apucarana/PR)
Colégio Estadual Padre Jose de Anchieta - Amici (Belo Horizonte/MG)
Colégio Santa Maria Coração Eucarístico - Assimetria: vivendo sem filtros (Rio do Antônio/BA)
Colégio Estadual do Rio do Antônio - Bentos (Ilhéus/BA)
Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão - Buscando Sincronismo Educacional Durante a Pandemia (Manacapuru/AM)
EMEF Governador Henoch Da Silva Reis e EE Nossa Senhora De Nazaré - Cartografia Literária (Porto Alegre/RS)
EMEF Saint-Hilaire - Clube de Solidariedade (Cacimba de Dentro/PB)
Escola Cidadã Integral Senador Humberto Lucena - Documentando e estudando (Belo Horizonte/MG)
Colégio Santa Maria Minas - Estação Eureka (São Paulo/SP)
EMEF Mailson Delane - FabDev – Fábrica de Desenvolvimento de Ideias Inovadoras (Campo Novo do Parecis/MT)
IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
- Farmácia viva (Fortaleza/CE)
EEEP Joaquim Antônio Albano - Fotografarte (São Paulo/SP)
EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho - GCC – Grafiteiros da Consciência e Cidadania (Formosa da Serra Negra/MA)
Centro de Ensino Antonio Sirley de Arryda Lima - Gênero Oculto (Mamanguape/PB)
Colégio Ideal - Jornal dos alunos (Carmo de Minas/MG)
Escola Estadual Gabriel Ribeiro - MANUAL DO BOM CONSUMO (Monte Mor/SP)
ETEC de Monte Mor - Minas de respeito (Americana/SP)
Colégio Salesiano Dom Bosco - Parceiros da leitura em tempos de pandemia (Santa Maria/RS)
EMEF Júlio do Canto - Pensadores Cariocas (Rio de Janeiro/RJ)
Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza - POVOS INDÍGENAS DO BRASIL (Monte Mor/SP)
ETEC de Monte Mor - QR HISTÓRIA (Monte Mor/SP)
ETEC de Monte Mor - Quinteto Fantástico (Belo Horizonte/MG)
Colégio Santa Maria Minas - Roboticamente Corretas (Ananindeua/PA)
DoGo Maker – Escola de Tecnologia & Inovação - ROPE (Maceió/AL)
Escola SESI Industrial Abelardo Lopes - SEJAMOS TODOS FEMINISTAS: VAMOS JUNTO? (Santana do Cariri/CE)
Escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nuvens - Slam do Marisa (São Paulo/SP)
EMEF Professora Marisa Moretti Câmara - Todxs contra a homofobia (Rio do Antônio/BA)
Colégio Estadual do Rio do Antônio - TOP 3 (Três Marias/MG)
Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves

