Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Desafio Criativos da Escola 2020 teve que ser reconfigurado e, diferentemente das edições anteriores, agora, ele está organizado em três etapas: Fagulha (já encerrada), Chama e Premiação.
A segunda etapa, Chama, começou e vai até o dia 02 de novembro. Os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil deverão formar equipes para cumprir as seis missões desta etapa.
Os grupos devem ter, no mínimo, três estudantes e um/a educador/a responsável. Durante toda a jornada, os participantes devem respeitar as orientações das autoridades de saúde e os cuidados necessários de isolamento social contra o novo coronavírus.
Missão #4: Chama Na Ação
Agora é a hora de ter ideias. Na quarta missão, as equipes devem formular maneiras criativas para solucionar o problema escolhido. Para isso, podem fazer uma tempestade de ideias, discutir as sugestões e escolher as ações que podem enfrentar as causas do problema.
Para cumprir esta missão, os grupos irão preencher o formulário, contando o que planejam fazer e quais os objetivos que desejam alcançar com essas ações.
+ Para participar da missão, acesse o site do Desafio 2020
Não serão aceitos conteúdos impróprios ou inadequados à infância e juventude, nem que desrespeitem os direitos humanos ou que expressem qualquer tipo de discriminação.
#ParaInspirar
O Criativos da Escola elaborou algumas reflexões que podem inspirar os grupos no processo de elaboração das atividades. São elas:
- Que tal recapitular as causas do problema? Elas são valiosas para inspirar vocês a criar as ações.
- Às vezes, travamos no momento de ter ideias. Experimentem formular suas propostas a partir do “E se….?”
- Criticando demais as ideias dos colegas? Ou se apegando a algumas propostas? Olho aberto para não cair nestas armadilhas.
- Quando for o momento de escolher as ações, se perguntem: esta ideia enfrenta as causas do problema?
+ Participe da missão Chama Na Ação
#SeLigaNaIdeia
Para pensar em ações possíveis, os grupos devem ampliar o olhar além das causas do problema e pensar também nos potenciais de sua comunidade. Como sugestão, podem conferir o vídeo abaixo da coordenadora do Criativos, Angélica Garcia.
#EntrandoDeCabeça
Para os grupos terem ainda mais recursos para cumprir esta missão, preparamos uma matéria especial sobre como pensar em ações transformadoras. Confira no link abaixo:
Como definir quais serão as ações do meu projeto ou plano de ação?
Deixe uma resposta