Alunas premiadas no Desafio Criativos da Escola compartilham suas experiências de protagonismo na educação com Malala Yousafzai em evento realizado em São Paulo!
Como a educação pode transformar a realidade de um estudante, da sua escola, da sua comunidade e, até mesmo, do mundo? Aqui, no Brasil, o “Desafio Criativos da Escola”, do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, já encontrou quase três mil iniciativas realizadas por crianças e jovens. Entre eles, estão o das estudantes Livia Tatiana dos Reis (MG), Islaine Souza (BA) e Débora Sousa (CE), alunas de escolas públicas que estiverem no evento com Malala Yousafzai, em São Paulo. Durante a conversa, as estudantes, que estavam na plateia, compartilharam com a ativista paquistanesa e o público, como suas histórias de protagonismo juvenil transformaram suas realidades escolares e sociais.
Animada com as falas sobre educação, Livia Tatiana dos Reis, de asTrês Marias (MG), pediu a palavra para contar sobre a experiência vivida por ela e seus colegas da Escola Estadual Carlos Alexandre de Oliveira, no projeto “Ensinando e aprendendo”, premiado no Desafio Criativos da Escola em 2016. A iniciativa procurou diminuir a alta taxa de analfabetismo entre adultos e idosos no distrito de Andrequicé, a partir de aulas oferecidas pelos alunos, transformando a vida desses moradores.
“Na minha comunidade 60% das pessoas são analfabetas. EElas falam que não saber ler é como estar cego, nosso projeto quer devolver a visão para elas”.
Islaine Souza, aluna do Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Alagoinhas (BA), inspirada por Livia, também pediu espaço para falar sobre o projeto “Da escola para o mundo”, premiado em 2017. A iniciativa foi criada depois que os alunos constataram que muitos colegas apresentavam problemas psicológicos devido a diversas questões que envolviam relacionamento familiar, violência, entre outros.
A atuação dos estudantes para reverter essa situação foi ir além dos muros da escola e, com o apoio de uma psicóloga, promoveram atividades que resultaram em uma melhora perceptível na convivência escolar e familiar, bem como na autoestima dos envolvidos. “Acredito que o jovem precisa se sentir acolhido, se sentir querido, sentir que ele faz parte de algo porque muitas vezes no contexto em que ele vive ele não encontraa l”, diz Islaine.
Já Débora Sousa, aluna da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, de Cascavel (CE), dividiu a experiência bem sucedida do projeto “Entre versos e rimas”, premiado no “Desafio” em 2016. A ação mobilizou a comunidade escolar para resgatar, preservar e valorizar a cultura e a história regional. A jovem ficou emocionada com o anúncio da paquistanesa de que o “Fundo Malala” investirá em iniciativas brasileiras que incentivam ou promovem a educação para meninas. “Quando a Malala falou que um dos projetos dela, aqui no Brasil, seria focado na educação do Nordeste, fiquei muito feliz por que muitas vezes a região de onde venho é esquecida, deixada de lado”, explica.
Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?
As inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018 vão até o dia 1 de outubro de 2018. Clique aqui, confira o regulamento e inscreva-se!
Deixe uma resposta