Viagem para Roma, #MeuAlunoMeEnsinou e muitos outros dos melhores momentos do Criativos em 2019!
Ei, criativos e criativas! Vamos chegando ao fim de mais um ano e o que nós fizemos por aqui? Ah! Foram tantas emoções e desafios, que fica até difícil resumir, não é mesmo? Vamos lembrar como foi esse 2019 e nos inspirar para o ano que está chegando? Então, vem com a gente!
“Quem tem boca, vai a Roma”. A premiação do Desafio Criativos da Escola 2019 foi uma viagem para Roma, na Itália. Os estudantes de 7 grupos premiados no desafio, entre os 1443 inscritos, representaram o Brasil na Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, ao lado de mais de 2 mil crianças e jovens de outros 43 países de todo o mundo. Foram dias incríveis, de muitas trocas de conhecimento e aulas ao ar livre em lugares que só tínhamos visto nos livros.
+ Confira como foi nossa viagem em Roma
Em 2019, nós publicamos mais de 30 histórias de crianças e jovens em nosso site, mostrando a trajetória de estudantes que estão, ao seu próprio modo, transformando as escolas e comunidades onde vivem. São as mais diversas iniciativas, com temas como meio ambiente, bullying, questões raciais e de gênero, entre muitas outras. De norte a sul do país, nós vibramos com o protagonismo que vem de meninas e meninos que realmente estão fazendo acontecer.
Ainda neste ano, nós publicamos 43 novos programas do Lu de Lupa, em nosso canal no Youtube. Em uma linguagem simples e descontraída, a Lu trouxe para o canal temas muito importantes entre os jovens, como a crise ambiental e a importância da sustentabilidade, depressão na adolescência, o vestibular e a vida universitária, enfrentamento ao racismo, violência contra a mulher, cidadania e participação política, representatividade e muito mais.
Durante todo o mês de outubro, quando celebramos o Dia dos Professores e Professoras, realizamos a campanha #MeuAlunoMeEnsinou. Recebemos mais de 100 relatos de educadores e educadoras de todo o Brasil, que mostraram como, em diversos contextos e realidades, é possível reafirmar a frase “quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”.
Nós, da equipe do Criativos da Escola, agradecemos a cada um e cada uma de vocês por fortalecerem essa rede que acredita na potência das crianças e jovens.
Desejamos que, em 2020, meninas e meninos tenham ainda mais espaços de participação, nos quais sua criatividade, autonomia e identidade possam existir nos mais diferentes contextos e realidades.
Deste lado, iremos continuar ampliando essas histórias e torcendo por um mundo que veja na infância e na juventude uma valiosa mola propulsora da mudança que queremos ver em nossas escolas e comunidades.
Maravilhoso! Esse trabalho de contribuição e empatia caracteriza a solidariedade humana!
Meu aluno me ensina todos os dias a “ser melhor”, a ter cuidado, a ter “empatia” à chegarmos em um relacionamento satisfatório e em total busca da aprendizagem.
A cada curso, uma nova possibilidade! Conhecimento em expansão, Humanismo, colaboração e trabalho em equipe.
Empatia, a busca pela colaboração, união que faz com que uns andem de mãos dadas com outros para viver melhor
Unidos em busca de conhecimento, cultura e convivência
Autonomia! Direcionamento e receptividade!