Guia de Viagem pelo Aqui e Agora

Proposto pelo Criativos da Escola, guia convida jovens a explorar caminhos e perspectivas inusitadas

Foto Guia de Viagem“Um espaço para caminhar. Para descobrir paisagens, pessoas e percepções. Para anotar sensações e pensamentos soltos, calorosos, completos e incompletos. Para viajar por horizontes já visitados, agora com olhos mais atentos e peraltas. (…) Para criativar. Para sentir, imaginar, fazer, compartilhar”.

Este é o trecho de início do Guia de Viagem pelo Aqui e Agora. Proposto pelo projeto Criativos da Escola, o guia foi elaborado como um convite aos jovens premiados pelo Desafio Criativos da Escola em 2015 e 2016, com o objetivo de provocá-los a continuarem próximos dos seus territórios, atentos e sensíveis às belezas e aos inesperados que os rodeiam.

Guia de Viagem_v2_bCom textos do poeta André Gravatá e ilustrações da artista Serena Labate, este é um pequeno livro com propostas de contato mais próximo com a própria história, casa, rua, bairro, cidade. Segundo André, o guia conta com “inúmeros convites para acordar os olhos, com espaços para anotações esparsas e percepções dispersas que rearranjam os passos”.

Apesar da publicação ter sido feita direcionada a jovens que já têm se mobilizado para transformar seus contextos, o guia é um caderno de provocações que pode ser explorado pelas mais diversas pessoas nos mais inesperados contextos.

Clique aqui e faça o download do Guia de Viagem pelo Aqui e Agora.

Explore e espalhe esse convite para redescobrir o aqui e o agora 😉

Guia de Viagem pelo Aqui e Agora

Trecho do "Guia de viagem pelo aqui e agora".

Ilustração do "Guia de viagem pelo aqui e agora".

18 Comentários
  1. Adorei a proposta! Vou repassar para todos os professores da Educação Integral utilizarem em suas oficinas.A nossa jurisdição vai arrasar com esse trabalho. Obrigada por terem disponibilizado .
    Abraços fraternos

2. O melhor guia da minha vida! É feito com muito carinho e me proporciona momentos inexplicáveis! É perfeito

• Obrigada pelo carinho, Conceição!

Que bacana que o guia tem te despertado para coisas positivas! <3

Um abraço,

Equipe Criativos da Escola.

3. Confesso que esse guia me fez e ainda faz vivenciar experiências nunca antes vividas, me deixou bem mais sensível sobre o que está próximo a mim. Melhor guia.

• Que bacana, Rodrigo!

Muito legal saber que o guia tenha te proporcionado experiências novas e positivas!

Um abraço,

Equipe Criativos da Escola.

• Bom dia, pessoal!

Vocês tem este material impresso? Gostaria muito de comprar… Como faço?

Cynthia

• Olá Cynthia, tudo bem?
          Infelizmente não temos esse material para distribuição ou venda.
          É uma produção que ficamos muito felizes de compartilhar, mas que – por uma questão de recursos – acabamos imprimindo poucas unidades.
          Mas você pode fazer o download aqui nesta matéria mesmo =D

4. Ao ver um trabalho como esse, ressurge em mim a esperança na transformação pela educação!

5. Onde consigo comprar esse livro?

6. Muito sensível e desperta também a nossa sensibilidade!!!

7. NA CORRERIA DEVIDO A DINÂMICA DA ESCOLA, DA CORRERIA QUE NÓS DOCENTES TEMOS DE IR DE UMA ESCOLA PARA OUTRA POR CAUSA DO ACUMULO DE FUNÇÃO, ESSE LIVRO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA NOSSA DOCÊNCIA, UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO COM NOSSOS EDUCANDOS, PONTO DE PARTIDA E CHEGADA PARA SENSIBILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, DEMOCRÁTICA, HUMANIZADA.
    ADOREI.

8. Adorei o Guia! Vou adaptá-lo para mim (não dá para imaginar daqui a 50 anos!!).
    O despertar da sensibilidade e o estado de presença são competências essenciais para a vida; quero usar esse material!

9. O guia é excelente como roteiro. Seguindo os passos se consegue elaborar um projeto forte e criativo. adorei. O projeto de nossa escola recebeu menção honrosa e vamos participar do encontro em Roma. Estamos felizes e os jovens super animados em continuar o projeto incentivando outras transformações na realidade social.

• Olá, Ivone. Que bom saber que o material ajudou!
      Parabéns ao grupo! Abraços!

10. Esse livro foi publicado? Dedejo comprá-lo.