Além dos Muros da Escola

Além dos Muros da Escola

Estudantes mobilizam comunidade e transformam bairro da zona leste de São Paulo (SP)

“Aprender não é só ficar dentro de uma sala quatro horas por dia escrevendo, escrevendo e escrevendo. A gente tem que ter uma visão mais ampliada do que é o mundo”, avalia o estudante Cristian Alves, do 7º ano do ensino fundamental da EMEF Assad Abdala, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Junto com outros alunos e alunas do 6º, 7º e 9º ano, Cristian realiza o projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá”, um dos premiados no Desafio Criativos da Escola 2016 (Clique aqui e veja como foi a premiação do Desafio Criativos da Escola 2016).

IMG-20161125-WA0002Mobilizando os moradores do bairro, o grupo tem transformado o entorno da escola ao revitalizar praças, o Clube da Comunidade (CDC Unileste), o “escadão” e um muro próximo ao colégio. “Agora temos uma aula onde você aprende em outros ambientes e muito mais do que em uma sala. Com as entrevistas com a comunidade aprendemos língua portuguesa, com o trabalho de arquitetura trabalhamos com matemática”, exemplifica a aluna do 9º ano, Isabella Sanz. E complementa: “a gente não está indo ali somente para revitalizar o bairro, mas como uma parceria para o nosso currículo e para o nosso aprendizado”.

O projeto faz parte da proposta pedagógica dos Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA’s) – desenvolvidos por todos os estudantes do ciclo autoral (7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental) da rede municipal de ensino -, com o objetivo de promover ações que transformem a realidade em que os alunos estão inseridos. No caso da EMEF Assad Abdala, o projeto provocou tanto a escola que a gestão escolar expandiu suas ações também para o 6º ano, fazendo com que os alunos fossem protagonistas e os professores assumissem o papel de tutores. (Veja neste link também os Planos de Navegação do TCA para alunos e professores)

Além dos Muros_2“As tutorias servem também para os alunos que têm menos interesse ou que não gostam de matemática, por exemplo, mas se sentem a vontade para fazer as atividades propostas na tutoria de arquitetura e urbanismo”, explica a aluna do 7º ano, Jeniffer Alves, citando as seis tutorias em que se dividiram os estudantes do projeto: “Mosaico do escadão; Pintura do muro do escadão; Histórico do Jardim Maringá; Comunicação e divulgação; Lazer e eventos que cuida do Clube da Comunidade; e Arquitetura e urbanismo”.

Integrante da tutoria Histórico do Jardim Maringá, a estudante do 6º ano, Giovanna Martins, relata as ações que têm desenvolvido com seu grupo: “a gente descobre a história do bairro com a ajuda da comunidade, com fotos, reportagens antigas e registros. Com isso, a gente mostra para os novos moradores como é e como ele surgiu. As pessoas não tem uma visão boa do bairro, porque não conhecem ele muito bem”.

 

Surgimento do projeto
“Porque vivemos em um lugar tão feio?”. Esse foi o ponto de partida para o grupo começar a pensar em possibilidades de transformação do local, para a realização desse sonho coletivo: viver em um bairro mais bonito e com opções de lazer e brincadeiras fora do horário de aulas. Segundo Cristian, os próprios alunos não valorizavam a região onde está a escola. “A gente tinha vergonha de passar pelo bairro que era sujo, ruim. E por saber que ele era todo degradado. Hoje a gente sente orgulho de ter conquistado, de ter conseguido ajudar”, afirma o aluno.

IMG-20161202-WA0034Em discussões iniciais, diversos espaços vieram à tona, mas dois chamaram mais a atenção na hora da votação: uma escadaria pública do lado de uma ocupação onde alguns dos estudantes moravam e que era escura e deteriorada; e o Clube da Comunidade, um espaço de lazer extenso, com quadras de esporte e natureza, que fora muito utilizado anteriormente, mas que estava completamente abandonado e sem iluminação adequada.

A escadaria ao lado da escola foi então reformada, o Clube voltou a estar aberto para a comunidade e, além de recepcionar festas típicas da escola, passou a receber aulas do colégio, expandindo os espaços de aprendizagem para além dos muros da escola.

 

Parceria com a comunidade
Apesar de ter conseguido o reconhecimento e o apoio da comunidade, os estudantes relatam algumas das dificuldades que tiveram que enfrentar. “Quando a gente chegou o preconceito era muito grande principalmente no Clube da Comunidade. Demorou para a gente conquistar a confiança dos moradores, mas a gente conseguiu o reconhecimento deles”, conta a aluna Isabella Sanz. E complementa Cristian: “uma fábrica de tinta nos ajudou pintando tudo de branco, mas um dia algumas pessoas foram lá e pixaram o muro. Aí pintamos de branco novamente, escutamos o que os moradores gostariam que fosse pintado e continuamos”.

Para Isabella, o projeto reforçou o vínculo com a comunidade e ajudou a reeducar tanto os alunos quanto os moradores do Jardim Maringá: “não adianta você ir lá toda quarta-feira e limpar o espaço se no outro dia o morador for lá e depositar o lixo”. Segundo ela, os integrantes do grupo visitaram casas do bairro para pedir a ajuda dos moradores. “Tocamos muitas campainhas, tivemos muitos ‘nãos’, mas conseguimos bastante azulejo, argamassa, pincel e tudo o que a gente precisava para conseguir fazer o trabalho”, relata a aluna.

Como próximos passos, os estudantes têm continuado a revitalização de outros espaços do bairro e agora reivindicam que seja feita a iluminação do escadão próximo à escola. “Agora está maravilhoso, está lindo”, avalia Isabella.

 

Assista ao vídeo dos estudantes do projeto Além dos Muros da Escola:

 

Veja mais fotos da iniciativa:

Foto: Saulo Brandão

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Saulo Brandão
Foto: Divulgação

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
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Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto “Para além dos muros da escola: intervindo no Jardim Maringá” - São Paulo (SP)

Foto: Divulgação

 

Redação: Gabriel Maia Salgado

5 Comentários
  1. Adorei, é a transformação da educação. Gadotti ficaria muito feliz de ler sobre esse protagonismo todo.
    Acesso e permanência na escola, sentimento de pertencimento.

  2. ola
    gente querida adorei achei que era só eu que tinha essa visaõ quando iniciei minha faculdade de pedagogia por fazer um trabalho assim sentada em baixo de uma arvore com um menino que infelizmente naõ tem uma família estruturada ,meus planos futuros são assim .Parabéns para todas vocês. grande abraço

  3. Excelente.
    Um exemplo para 99% das escolas.
    Paz em cada coração.

  4. temos diversas áreas em torno das escolas que necessitam de limpeza e conservação. Assim, poderão ser utilizadas pela comunidade . Muitas vezes passamos o tempo reclamando do governo. No entanto atitudes como está , mostram o quanto podemos fazer além de reclamar.

  5. Cada vez mais precisamos de ações como essas para movimentar nossas escolas. Ou seja, movimentar os processos de vida que nela se abrigam, para termos um país constituído realmente por cidadãos.

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