“Para onde a criatividade pode nos levar?” Essa foi a pergunta que conduziu a noite de lançamento do Criativos da Escola, que aconteceu no dia 25 de fevereiro no auditório do Itaú Cultural, em São Paulo. Mais que respostas, o evento buscou trazer inspirações, reflexões e, é claro, novas perguntas aos educadores presentes.
Sentir, imaginar, fazer e compartilhar são os principais pilares dessa ação que faz parte de um movimento global destinado a oferecer às crianças e jovens a oportunidade de transformar a realidade que os rodeia, com apoio de educadores. A iniciativa nasceu na Índia pelas mãos da designer Kiran Bir Sethi, que, em 2009, criou o Design for Change, hoje presente em mais de 30 países. Em 2014, o Instituto Alana tornou-se o representante dessa ideia no Brasil.
No evento de lançamento, o fundador do grupo de palhaços Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, instigou a plateia a ser criativa e não ter medo de falhar. “A criatividade é muito redentora porque ela permite que a gente erre. E ela pode nos levar para onde a gente quiser”, disse.
A Diretora de Comunicação do Instituto Alana, Carolina Pasquali, apresentou o projeto e compartilhou o que já foi feito e tudo o que vem pela frente, convidando o público a participar da construção desse sonho conjunto. Uma das novidades é o Desafio Criativos da Escola, que premiará as melhores iniciativas de transformação da realidade. As inscrições no Desafio podem ser feitas a partir de hoje.
Para encerrar o lançamento, André Gravatá, jornalista apaixonado por educação e co-autor do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”, presenteou o público com um cordel pra lá de criativo, convidando os educadores a “criativar” e acreditar na força da imaginação.
Vamos criativar juntos?!
Assista a gravação do evento na íntegra clicando aqui.
Deixe uma resposta