Sete grupos selecionados embarcam para a Itália, em novembro, com a equipe do Criativos da Escola; Nesta edição, o estado de São Paulo liderou as inscrições
A 5ª edição nacional do Desafio Criativos da Escola, realizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, recebeu inscrições de 1443 projetos estudantis de todos os estados do Brasil, ao longo de pouco mais de quatro meses. Ao todo, foram 534 cidades brasileiras, 54 a mais do que na edição anterior. Pela primeira vez, o estado de São Paulo liderou a quantidade de histórias cadastradas, totalizando 237 iniciativas, seguido pela Bahia (188), Ceará (186), Rio de Janeiro (155) e Minas Gerais (111).
A novidade desta edição fica por conta da premiação deste ano: uma imersão para Roma, na Itália, em novembro, onde as crianças e jovens premiados participarão da Conferência Global “Eu Posso“, com a presença do Papa Francisco, de artistas e demais lideranças mundiais. Além disso, os premiados também viverão experiências de troca cultural com mais de 3 mil estudantes de todo o mundo e também com adolescentes italianos que participam do movimento global Design For Change – o qual deu origem ao Criativos da Escola no Brasil – criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.
+ Eu posso: conferência global levará 3 mil estudantes a Roma
A divulgação dos sete projetos selecionados será feita em agosto, após um grupo de jurados selecionarem as experiências que mais se destacarem pelos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. Entre os integrantes do júri desta edição estão a professora Macaé Evaristo e Roberta Guedes, gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil (ANEC).
+ Conheça os jurados e juradas do Desafio Criativos da Escola 2019
Essas novas iniciativas inscritas passam a integrar um banco de projetos e fontes do Desafio Criativos da Escola que, desde a primeira edição, em 2015, já recebeu cerca de 6000 projetos de todos os estados brasileiros, que trazem uma grande diversidade de temáticas, como saúde, meio ambiente, inclusão, tecnologia, políticas públicas, ambiente escolar, relações étnico-raciais, entre outros.
+ Confira os premiados nas edições anteriores
“Estamos muito felizes em chegar a mais municípios e, mesmo em pouco tempo, receber tantas iniciativas transformadoras potentes vindas dos contextos mais diversos pelo país. São projetos que reforçam a importância do protagonismo de crianças e jovens para a solução ou para a cobrança por mudanças em nossas realidades. Estamos ansiosos para conhecer os estudantes e educadores que serão premiados este ano e mais animados ainda em poder compartilhar e ampliar as várias vozes contidas nas experiências destes estudantes em Roma, durante um evento mundial!”, comemora Gabriel Maia Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.
Estou com muita esperança!!!
Nossa!
Nós da comunidade do povoado KM 17/Codó-MA, estamos anciosos
Muito bacana esse projeto! Esperançosa em poder divulgar o projeto da nossa escola de Sapiranga (RS), em prol da vida das mulheres!!
Quando sairá o resultado do vencedores do Criativos da Escola 2019?
Olá Lucivânia,
Agradecemos seu contato.
Divulgaremos os projetos selecionados no fim do mês de agosto.
Acompanhe nosso site e nossas redes sociais!
Na expectativa! Queremos muitos divulgar nosso projeto pro Brasil inteiro, pra ajudar a mudar vidas e produzir alimentos saudáveis, respeitando a natureza. Escola agrícola – Granja – CE
Espero que meu projeto tenha êxito nessa seleção, parabéns pela iniciativa!
Bom dia, quando sairia o resultado dos vencedores municipais? Ficamos no aguardo .Estamos na torcida
Olá, como vai? O resultado geral do Desafio 2019 sairá no mês de agosto!
Nossa escola nunca participou de um concurso como esse e temos certeza que nos juntamos a trabalhos maravilhosos realizados pelos colegas. Ter se envolvido no projeto trouxe uma perspectiva diferente para todos nós e uma alegria esperançosa. Muito legal estarmos nessa “vibe” e torcendo muito.
Olá.
Cheguei a Mato Grosso em 2014 e desde então tenho vivenciado experiências inusitadas, desde o grande pulo do agronegócio ao descaso que a leitura e a literatura continuam tendo em nosso país.
Isso se deve a uma cultura de imediatismo, de “remedismo”, ou seja, resolver problemas depois que se estabelecem. E sabemos que um povo letrado, escolarizado e principalmente entendedor do que lê o do que ouve, é o caminho ideal para evitarmos muitos problemas.
A sociedade humana se atenta para a organização econômica apenas, esmagando as massas que a sustenta. Por isso, apesar de grandes centros econômicos desenvolvidos, no Brasil, temos tristes realidades de analfabetos e, por isso, explorados.
Tenho esperança que nossos alunos possam defender essa tese a nível mundial na Conferência Global Eu posso, a fim de que o mundo se volte mais para as pessoas, ou no mínimo, na mesma proporção que se voltam para a economia.
Os alunos da Eeb Eremeta Souza, ficaram muito felizes com a realização do projeto, independente do resultado já somos vencedores, grandes objetivos foram atingidos!!! E nosso projeto vai continuar na rede escolar!
Oi, Fernanda, tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que vocês participaram do Desafio deste ano. O resultado sai até fim de agosto e, como você disse, o mais importante é o processo de ensino-aprendizagem que tudo isso traz! Um abraço da equipe do Criativos.
As crianças do CNSD em BH estão na torcida para divulgar tudo o que estão aprendendo e repassando às outras crianças da creche. Crianças ensinando a brincar na infância. Desde já, obrigada pela oportunidade. Deus abençoe.
Olá, Cláudia, tudo bem? Que felicidade saber disso! Sempre que quiser compartilhar conosco o que têm feito por aí, podem enviar por meio de nosso e-mail: contato@criativosdaescola.com.br . Abraços da equipe do Criativos!
Nós do Agricobelha estamos muito esperançosos, e orgulhosos com a repercussão de nosso projeto. Queremos muito mostrar para o mundo…
Aguardando o resultado! Parabéns galera!
Tudo que estimula, incentiva e aproxima o aluno da aprendizagem faz qualquer educador sorrir! O sucesso dos nossos alunos é o nosso combustível!
O colégio Estadual Jorge Zarur está muito feliz com os resultados colhidos com os projetos aplicados. Alunos comprometidos e fazendo acontecer EDUCAÇÃO! Somos de Vila Kennedy, Bangu e nosso alvo é fazer diferente promovendo a diferença!
As alunas do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, Saúde-BA, estão na maior expectativa com o projeto “AUTOMUTILAÇÃO:a gilete não é a solução”. Mas, nada supera a minha alegria em saber que as jovens envolvidas estão superando o problema, especialmente as autoras do projeto. Participar deste concurso foi um grande estímulo!
As alunas do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, Saúde-BA, estão na maior expectativa com o projeto”AUTOMUTILAÇÃO: a gilete não é a solução”. Mas, nada supera a minha alegria em saber que as jovens envolvidas estão superando o prolema, especialmente as autoras do projeto. Participar deste concurso foi um grande incentivo!
Quando serão divulgados os vencedores aqui no site?
Olá André,
Você pode conferir os projetos premiados, finalistas e menção honrosa no link:
https://criativosdaescola.com.br/conheca-os-premiados-do-desafio-criativos-da-escola-2019/